Dicas para pescar o dourado-do-mar

Saiba como aproveitar o sargaço, ilha de algas, que é um verdadeiro imã de peixes

Por Alex Koike

O sargaço é uma famosa alga que forma um denso e flutuante tapete vegetal capaz de enredar até grandes navios. Essa vegetação acumulada pelas correntes marinhas atraem e protegem diversas espécies, como o dourado-do-mar.

Entre os meses de outubro e março, essas grandes ilhas de matéria orgânica ficam mais próximas da costa, acompanhando a corrente do Brasil, proporcionando grandes pescarias da espécie.

Ainda vale lembrar, que por ajudar a absorver o dióxido de carbono presente na atmosfera têm influencia sobre o clima.

Por este motivo hoje são monitorados, permitindo aos pesquisadores entender melhor e até prever as mudanças que vem acontecendo com o clima no mundo.

O sargaço forma um tapete no mar e abriga pequenas espécies que atraem os grandes predadores

Como pescar

A forma mais comum de capturar o dourado-do-mar é a modalidade de corrico próximo a este ponto. Também é possível pescá-lo de arremesso. Basta lançar uma artificial, que o ataque é praticamente certo.

Outra espécie encontrada nesses lugares são as prejerebas. Muito mais ariscas, elas fogem a qualquer movimento que se aproxime delas se escondendo entre as estruturas ou afundando rapidamente.

Uma boa alternativa para fisgá-las é com equipamento de fly fishing.

Entre as artificiais tradicionais prefira os jigs, tube jigs, grubs e shads com cabeça de jig de tamanho pequeno e médio, pois a boca da prejereba é pequena.

Também pode-se utilizar iscas naturais como sardinhas, farnagaios e lulas. Iscas vivas são infalíveis quando os dourados estão mais manhosos.

É sempre bom lembrar que esses e outras espécies pelágicas são migratórias e costumam se aproximar de objetos flutuantes. Detalhe: objetos brancos não costumam atrair grandes peixes.

O dourado-do-mar é um peixe voraz e proporciona uma briga intensa com saltos acrobáticos