Recorde mundial da garoupa é quebrado depois de 30 anos

Exemplar de 24,40 kg foi capturado na região de Angra dos Reis (RJ)

Por Alex Koike

O representante da IGFA no Brasil, Philip Greenman, conseguiu um feito que se manteve intacto nos últimos 30 anos. Trata-se do novo recorde mundial da garoupa.

O pescador estava na região de Angra Dos Reis, Rio de Janeiro. E pescava com um grande shad preso a uma pesada cabeça de jig – técnica bastante eficiente para espécie.

Após a artificial tocar o fundo, Greenman começou a trabalhá-la, até que, de repente, o enorme peixe a atacou. O início da briga foi intenso, mas depois de cerca de cinco minutos, Philip começou a ver as cores do animal.

Não demorou muito para a enorme garoupa pranchar ao lado da embarcação. Foi quando a tripulação resolveu voltar ao porto, onde pesaram o bonito exemplar.

O animal 24,40 kg (53 lb e 12 oz), ultrapassando o recorde anterior de All-Tackle em cerca de 3 kg (quase 7 lb).

A IGFA

A International Game Fish Association (Associação Internacional de Pesca Esportiva) é uma organização sem fins lucrativos que cria regras e gerencia os recordes mundiais e tem a sua sede na Flórida, Estados Unidos.

É uma autoridade amplamente reconhecida e possui iniciativas de conservação, educação, além de promover práticas éticas e responsáveis de pesca, por meio da ciência e educação.

Philip Greenman, representante da IGFA no Brasil, conquistou o recorde mundial da garoupa com um exemplar de 24.4 kg