A pesca no Uatumã

Acompanhe esta viagem para um local onde a Cota é Zero e só é permitido o uso de iscas artificiais

Por Alex Koike

A RDS Uatumã tem como missão proteger a biodiversidade das florestas e fortalecer o modo de vida tradicional dos moradores locais.

A ideia é promover o desenvolvimento social por meio da conservação da natureza e do turismo da pesca, garantindo sustentabilidade para as gerações atuais e futuras, servindo de modelo do uso do solo para o bioma amazônico.

Nela vivem cerca de 250 famílias, distribuídas em 20 comunidades situadas às margens dos rios Uatumã, Jatapu e Caribi.

Hoje, o abate de tucunarés está proibido e é fiscalizado pelas comunidades locais e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas.

Na região, o pescador também só pode usar as iscas artificiais.

Tralha

Nessa viagem para o Uatumã, a nossa equipe utilizou os materiais da Daisen, uma marca relativamente nova e que chegou com equipamentos de excelente qualidade e um preço mais acessível.

Entre as varas, foram usadas a Saitama e a Midori. O primeiro modelo foi projetado com materiais de alta qualidade, como blank de grafite 30T, rápido e muito potente.

Ela ainda recebe passadores Alconite da Fuji, e é capaz de proporcionar um excelente desempenho na pesca com iscas artificiais.

Já a Midori possui design moderno, cor verde fosforescente com acabamento fosco feito especialmente para os pescadores brasileiros.

Elas recebem passadores e reel seat Fuji, blank mais sensível de 36-TON, oferecendo potência e sensibilidade nas pescarias.

Para formar o conjunto, ambas receberam a carretilha Yoshi, que é versátil e oferece alto desempenho em sintonia com a qualidade dos componentes externos e internos.

Um dos destaques do projeto é a manivela em carbono e o carretel inovador que atende o padrão da capacidade de linha da maioria das pescarias com iscas artificiais, mas aliviando ainda mais o peso com resistência e durabilidade.

Ela vem equipada com 11 rolamentos de esferas, mais um de roletes, sistema de freio magnético, tem o corpo de carbono, velocidade de 7.2:1 e peso de 170 g. A capacidade de armazenamento de linha é de 135m de 0.25 mm.

Para finalizar, as carretilhas foram abastecidas com linha multifilamento G-Soul Grand PE WX8 da YGK de 0,35 mm e resistência de 55 lb.

Esta linha de multifilamento é composta por 8 fios trançados em um revolucionário maquinário, de alta precisão, utilizando como matéria prima um novo Polietileno, chamado de Grand PE.

Este material possui alta qualidade e muito mais resistente a tração e a abrasão, além de proporcionar um diâmetro uniforme e mais maciez.