Detalhes para pescar em em águas rasas

O que observar e o que fazer para se dar bem nessa situação

Por Pepe Mélega

Quando vamos pescar em águas rasas é necessário observar alguns detalhes para que o sucesso, traduzido em capturas, seja potencializado.

Lugares de água rasa, com profundidade entre 0,30 a 1 m, normalmente possuem água mais limpa. Isso ainda aumenta quando falamos sobre rios para trutas, que são translúcidos, aumentando o fator visibilidade entre predador e predado.

Podemos afirmar que a vida não é fácil para os peixes nessa situação, afinal, ficam mais vulneráveis a diversos predadores, inclusive os aéreos e os terrestres.

Para ilustrar, optamos por representar um rio raso típico para pesca de trutas, com o intuito de que você, leitor, registre o conceito e tire proveito dele a seu favor, aqui no Brasil.

O primeiro e maior inimigo seu é sua sombra. Quando pescamos, o ângulo do sol poderá produzir uma sombra, que será um sinal para o peixe de que algum predador está por perto, sendo sua reação procurar lugar seguro rapidamente.

Isso dificulta o trabalho do pescador e determina um modo adequado de se posicionar.

Nessa condição, temos que evitar o sol em suas costas; prefira mantê-lo à sua frente, para que a sombra de seu corpo não seja projetada no sentido em que você fará o arremesso.

Essa é uma situação que em determinado horário nos obriga a pescar contra a correnteza – arremessando rio acima para garantir maior probalidade de captura.

Outro fator de que não podemos nos esquecer é que em águas rasas normalmente pescamos caminhando, mas, mesmo fazendo isso com extremo cuidado, levantamos o material depositado no fundo e com isso sujamos a água.
Se você estiver acima do ponto em que o peixe está, a corrente poderá levar esses resíduos até o ele, que interpretará como outro sinal de que algum predador está nas proximidades. Por isso é recomendável pescar sempre caminhando “rio acima”.

São detalhes em que devemos pensar e que devemos usar a favor de nosso sucesso. Observe antes de adentrar a água e veja onde estão suas maiores chances de captura, respeitando as recomendações acima, sua pescaria será mais produtiva.

O pescador deve observar alguns detalhes para pescar bem em águas rasas, como ver a posição do sol e até a direção da corrente da água
Ilustração: Márcio Bolzon