Vara japonesa com DNA brasileiro

Tulala lança equipamento desenvolvido pelo colaborador da Pesca & Companhia, Fábio Tatsukawa

Por Alex Koike

Quem acompanha a Pesca & Companhia está acostumado a ver o pescador Fábio Tatsukawa escrever sobre as técnicas de bass. O reconhecimento desse trabalho se espalhou pelo Japão e a marca Tulala resolveu desenvolver uma vara para o mercado japonês com o brasileiro.


Dessa parceria nasceu a Jazil, nome que surgiu na união dos nomes dos países Japão e “Brazil”.


“Eu desenvolvi essa vara especialmente para a pesca do black bass e espécies brasileiras como o tucunaré, trairão e o robalo, sendo muito equilibrada para realizar arremessos e forte durante a briga com o peixe” explica Tatsukawa.


A Jazil é semelhante aos modelos feitos para o black bass usados na década de 90 no Japão. Uma vara mais curta – de 6’3″, e com o cabo curto. Ela pesa 198 g, possui casting de 10 a 50 g e é indicada para linhas de monofilamento de no máximo 20 lb ou PE #4.


Esse tamanho é facilmente usado em lugares com pouco espaço para pinchar e o cabo curto permite realizar arremessos de trajetória baixa como o side cast e o back hand cast.
O equipamento ainda consegue realizar o skipping ou os mais variados tipos de lançamentos sem que o grip venha a bater no corpo do pescador.


O cabo também possibilita trabalhar as iscas de superfície com rápidos movimentos, comuns com zaras e sticks.


Por ter uma ação moderada a rápida é indicada para trabalhar iscas de recolhimento, como cranks, spinnerbaits e chatterbaits.

Versatilidade


A Jazil63 também é uma vara de boa sensibilidade, o que a credencia ser utilizada com iscas softs na montagem No Sinker (Senko 5 ”e Cover Scat 4”) e ainda tem potência para lançar big baits como a Tobikichi.


Para finalizar, Tatsukawa ainda destaca como uma das principais qualidades é a do material poder ser transportado facilmente em viagens áreas, sem a cobrança extra de taxas por tubos, em carros pequenos ou até mesmo numa bicicleta.


Por essas características, ela pode ser considerada uma vara versátil e pode ser usada para capturar várias espécies de água doce ou salgada.

Em uma rara ação, Fábio Tatsukawa desenvolve um modelo de vara para a marca japonesa Tulala