Manaus promove curso de Agente de Pesca Esportiva para comunitários do Rio Cuieiras

Iniciativa tem como objetivo permitir que os comunitários da região possam atuar no setor, em processo de legalização na área

Para fomentar a economia nas comunidades ribeirinhas e incentivar a pesca esportiva na região do alto Rio Negro, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), com o apoio da Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror), realizou na comunidade de São Sebastião do Rio Cuieiras, o curso de “Agente de Pesca Esportiva”. A ideia da iniciativa é permitir que os comunitários possam atuar no setor, em processo de legalização na área.

A expectativa entre os organizadores é que a atividade permita atrair muitos turistas para a região.

“A Semacc se antecipa na formação de mão de obra das comunidades, para, quando houver um campeonato de pesca esportiva na região, eles já estejam qualificados. O turista que vem para um campeonato como esse, contrata mão de obra local, que precisa estar qualificada como ‘agentes apoiadores’, e uma diária custa em torno de R$ 150. Em três ou quatro dias de campeonato, ele contrata quase dez moradores de cada local, é uma boa renda que fica nas comunidades. É de nosso interesse fomentar e incentivar essas práticas, para que os comunitários possam permanecer nos locais de forma sustentável, gerando emprego e renda”, explicou a diretora de Agricultura e Abastecimento da Semacc, Meyb Seixas.

Trinta participantes das comunidades de São Sebastião, Nova Canaã, Boa Esperança, Nova Esperança e Barreirinha, dentro do Rio Cuieiras, participaram do encontro. Durante o curso, eles aprenderam sobre a importância, introdução e benefícios da pesca esportiva, e foram capacitados nas técnicas de arremesso, tipos de equipamentos e montagem, além das espécies de peixes utilizadas na pesca esportiva, e as boas práticas no manuseio do peixe capturado.

Marcelo Cabral, agricultor da comunidade São Sebastião, ressaltou a importância do curso para as comunidades.

“Esse curso é muito importante, não só para os moradores do São Sebastião, como eu, mas para todas as pessoas que vêm de fora, porque este ano, com a abertura da pesca esportiva, além do benefício que vai trazer para nós, vamos estar capacitados para receber os turistas que vão vir”, destacou o agricultor.

O curso, que teve a duração de 16 horas, é resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre Semacc e Sepror, por meio do  Plano Safra Manaus. 

De acordo com o engenheiro de pesca Flávio de Oliveira, da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), é fundamental a parceria para a capacitação dos moradores do Rio Cuieiras e entorno, que possui grande potencial para a atividade da pesca esportiva pela alta população de exemplares do gênero “cicla”, popularmente conhecidos como tucunaré.

“A ideia é a gente capacitar essas pessoas para o turismo de pesca esportiva, para quando o pescador esportivo, que vem da cidade, adentrar aqui no rio, essa população já esteja capacitada para receber esse turista, oferecendo o serviço de guia de pesca, popularmente conhecido como ‘piloteiro’. Com isso, ele vai prestar um serviço de qualidade para o pescador esportivo e, consequentemente, garantir sua renda, de forma qualificada e digna”, finalizou o engenheiro.

Informações: Prefeitura de Manaus/Dalva Andrade/Semacc