Pesca Esportiva é tema de livro que será publicado em 2023

Livro “Pesca Esportiva – Os segredos de fisgar peixes e paz interior” é um convite para despertar para uma vida de aventura e em contato com belezas naturais

O jornalista, escritor e amante da pesca esportiva Antoninho Rossini está preparando o lançamento do livro “Pesca Esportiva – Os segredos para fisgar peixes e paz interior” no primeiro semestre do próximo ano. Antoninho é também autor do livro “Além dos Rios”, obra lançada em 2009 que conta a saga de um homem de mais de 75 anos que há 10 navega pelos rios do Brasil numa canoa a remo. Essa obra foi premiada pela Revista Go Outside, pelos méritos do navegador solitário e suas aventuras.

A importância dessa modalidade de pesca encontra-se também na preocupação constante com a sustentabilidade, uma vez que as espécies são soltas nas mesmas águas, contando ainda com os cuidados com a preservação do meio ambiente. O livro também se preocupa em descrever o uso correto do material de pesca para cada região.

“Só quem conhece a pescaria esportiva é capaz de imaginar o quanto se pode ganhar de estabilidade emocional, prazer de desfrutar da natureza com respeito e estar com amigos numa aventura sob o sol, chuva, as águas e seus peixes”, afirma o autor.

“Quero compartilhar com amigos pescadores ou não, as emoções sentidas durante expedições de pesca que tenho participado e experiências, transformadas em histórias – algumas interessantes sobre peixes e outras emocionantes sobre a alma humana”, completa.

O livro, além de contar dezenas de casos ocorridos durante as suas mais de quatro décadas de expedições de pesca no Pantanal, Amazônia, Paraguai, Chile e Argentina, ainda faz recomendações em relação ao planejamento de locais para pesca e toda a logística necessária para que tudo corra sem imprevistos inconvenientes.

Nestes casos, além da documentação para a prática da pescaria esportiva, ainda são oferecidos alertas sobre providencias em relação a primeiros socorros e observações sobre o clima e o tempo.

O autor relata em um dos casos, que teve muito medo quando foi detido por militares próximo à Usina de Yacyritá, no Paraguai por se tratar de área de segurança nacional. Há outros dignos de registro, que podem ocorrer com os companheiros de pesca. Dentre eles Rossini resgata dois que estão no livro. Um ocorrido durante uma pescaria de robalo no Ariri, extremo sul do Estado de São Paulo, quando surgiu uma luz no céu como se fosse lua de cores amarela e azul, numa noite totalmente nublada e chuvosa.

Esse relato recebeu o nome de “O enigma do Ariri”. Outro lembra uma ocorrência que quase que vira assunto policial quando, involuntariamente, ao se deslocar vagarosamente de carro, apanhou de raspão um cão veadeiro, que pertencia a um grupo de caçadores, nas margens do Rio Paranapanema, em Angatuba, São Paulo. “Espingardas apontadas na sua cabeça dá um frio no estomago”, conta Antoninho Rossini.

O livro, que conta com ilustrações coloridas, depende agora da edição e da publicação. O autor confessa que está em busca de parceiros para publicar o livro no primeiro semestre do próximo ano.

“Com o apoio de parceiros gostaria de fazer desse livro uma fonte de inspiração para muitos amantes da pesca esportiva e, também, aos que ainda dependem de estímulo para sair nessa aventura inesquecível”, finaliza.

Endereço para contato: Editora Tag&Line (11) 9 9997.4746

e-mail: rossini@tag&lineconsultoria.combr