Pesca do pintado está proibida a partir de dezembro no Brasil

Peixe entrou na lista das espécies brasileiras ameaçadas de extinção e terá sua pesca proibida a partir de dezembro

O Ministério do Meio Ambiente anunciou na semana passada novidades em relação à pesca do surubim, que agora será proibida em todo o Brasil a partir de 5 de dezembro deste ano. A espécie Pseudoplatystoma corruscans foi incluída pelo Ministério do Meio Ambiente na Lista Oficial das Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção e por isso está protegida pela legislação ambiental.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o pintado foi incluído na lista de espécies ameaçadas porque suas populações foram reduzidas em até 30% no país.

A espécie é um peixe de couro de grande porte, que pode medir até 1,5 metro e pesar até 50 quilos. O animal é de grande importância pesqueira e muito apreciado na pesca esportiva.

“O surubim ameaçado é o popularmente chamado de pintado. A cachara (espécie distinta, mas também do gênero Pseudoplatystoma) apesar de ser chamada de ‘surubim’ não está na lista. Os surubins do Doce, do Paraíba do Sul, que pertencem a outro gênero de bagre, o Steindachneridion, também não. Ou seja, é necessário diferenciar essas espécies”, declarou Luciana Carvalho Crema, coordenadora do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental do ICMBio, em entrevista ao G1.

Como o Brasil possui ao menos 20% das espécies presentes no mundo, a lista oficial brasileira é um dos maiores esforços em avaliação da biodiversidade empreendidos em nível global.