EUA usa bombardeiros supersônicos para combater pesca ilegal na América do Sul

As operações foram conduzidas em parceria com o Equador e o Panamá com o objetivo de impedir a atividade realizada ilegalmente na região

O Comando Sul (SOUTHCOM) dos Estados Unidos realizou no início de setembro uma operação na tentativa de combater a pesca ilegal na América do Sul. Para isso, um par de bombardeiros B-1B Lancer da Força Aérea (USAF) decolaram da base em Dyess, no Texas, como parte de uma missão de Força-Tarefa de Bombardeiros (BTF) contra embarcações envolvidas em pesca ilegal na América do Sul.

Durante o combate à pesca sem regulamentação na costa do Equador e nas proximidades das Ilhas Galápagos, os jatos foram reabastecidos em vôo por aviões-tanque KC-135.

“Estamos competindo em nosso próprio hemisfério. Essas missões de bombardeiros demonstram nossa capacidade de responder às ameaças no ambiente de segurança global complexo, dinâmico e volátil de hoje a qualquer hora, em qualquer lugar”, declarou o coronel Joseph Kramer, em entrevista à Aeroflap.

O B-1B é uma das aeronaves que formam a trindade de bombardeiros dos Estados Unidos, ao lado do B-52 Stratofortress e B-2 Spirit, sendo a única supersônica, com capacidade de ultrapassar os 1300 km/h.