Polícia Civil apreende 74 quilos de pescado irregular em Mato Grosso

Dois homens foram presos em flagrante por crime ambiental de pesca predatória e posse ilegal de arma de fogo

A Polícia Civil deflagrou na última sexta-feira (30/09) a Operação Espinhel Negro, na região de Barão de Melgaço (MT), com objetivo de apurar situações de pesca predatória na região da baixada cuiabana. Isso resultou na apreensão de mais de 74 quilos de pescado irregular, cinco armas de fogo, aproximadamente 1.000 munições, além de outros apetrechos.

O nome da operação refere-se ao instrumento proibido para a pesca ainda muito utilizado: o apetrecho que consiste numa corda e/ou arame comprido ao longo da qual são fixadas, de distância em distância, linhas munidas de anzóis.

“Além de proibido, é perigoso, pois, os pescadores em regra o colocam de uma margem a outra no rio, o que ainda pode causar acidentes fluviais, além do dano ambiental à fauna”, explicou o delegado responsável pela operação, Alexandre Vicente.

No veículo de um dos hóspedes, foram apreendidas cinco armas de fogo (uma pistola, uma carabina, duas espingardas e um revólver), as quais ele alegou ter autorização de transportar, porém estava portando de forma irregular, uma vez que estava em lugar diverso do que poderia estar. Diante dos fatos, os suspeitos foram conduzidos à Dema, onde após serem interrogados, foram lavrados os respectivos flagrantes.