Voo internacional entre Amazonas e EUA fortalecerá turismo da pesca esportiva na região brasileira

Amazonastur espera a chegada de 32 mil visitantes para a temporada, sendo 20% de turistas de fora do Brasil.

Os voos diretos entre Amazonas e Estados Unidos, inaugurados pelas companhias Azul e Gol Linhas Aéreas, fará com que a pesca esportiva seja uma das atividades turísticas mais beneficiadas diretamente na região. Essa é uma das áreas do turismo que atrai anualmente para o interior do Amazonas milhares de visitantes vindos do Sul e Sudeste, mas também norte-americanos, europeus e asiáticos. Nessa conjuntura, destacam-se os municípios de Barcelos, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, São Sebastião do Uatumã, entre outras cidades.

As rotas diretas anunciadas por essas companhias são resultado das condições legislativas, econômicas e de infraestrutura oferecidas pelo Governo do Estado, facilitando a operação das empresas no Amazonas.

“A retomada dessa rota era um anseio da população amazonense. Com isso fortalecemos parcerias comerciais. O segmento da pesca é apenas um. Temos o ecoturismo, o turismo de aventura e de base comunitária. O leque é grande e, tendo essa aproximação, a expectativa é desenvolver cada vez mais essas atividades”, declarou Gustavo Sampaio, presidente da Amazonastur.

O governador Wilson Lima sancionou a lei que reduz a base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do querosene e gasolina da aviação. A nova legislação é parte das estratégias previstas no programa Aero+ Amazonas, criado pelo governo estadual, com destinação de mais de R$ 60 milhões em investimentos para ter melhorias na infraestrutura aeroportuária e incentivar a ampliação de voos regionais no estado, com um foco para a implantação de conexões entre a capital e os municípios amazonenses.