Pescador se depara com carregamento de navio nazista que naufragou na Segunda Guerra Mundial

O apetrecho encontrado no Rio Grande do Sul é parecido com outros que apareceram no nordeste do Brasil.

Navegando pela Praia do Bojuru, em São José do Norte (RS), um objeto valioso da Segunda Guerra Mundial foi recuperado pelo pescador Márcio Leandro de Araújo Colares, de Bojuru. Ele passeava pela praia na primeira semana de outubro quando observou o que aparentava ser um baú escuro de moldura branca.

Dentro, ele encontrou dezenas de lâminas de látex, borracha transportada desde a Ásia até a Europa, no ano de 1944, em cargueiros da Alemanha nazista.

“A gente encontra várias coisas na beira do mar. Dentadura, garrafa, moeda, mas um objeto assim, com quase 80 anos, eu não esperava”, contou o pescador.

Em 2021, a orla de Salvador estava cheia de blocos com características similares. Antes disso, já haviam relatos nos estados vizinhos de Alagoas e Sergipe.

Isso levou alguns pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) a estudarem o assunto. A documentação de naufrágios no Atlântico, a descoberta de vídeos de barcos pesqueiros com os fardos, no mesmo ano, 1944, e a análise de ideogramas japoneses gravados na borracha, levou ao consenso de que se trata de material nazista.