Polícia Militar Ambiental de Dourados (MS) apreende petrechos ilegais de pesca no rio Dourados

Foram fiscalizados três acampamentos, 19 embarcações e 47 pescadores, com apreensão petrechos ilegais na operação Dia de Finados

Na operação Dia de Finados no rio Dourados, em Mato Grosso do Sul, visando a prevenção à pesca predatória em vigilância dos cardumes, Policiais Militares Ambientais de Dourados fiscalizaram até a última sexta-feira (28), três acampamentos, 19 embarcações de pescadores amadores e profissionais, bem como pessoas que pescavam nos barrancos do rio, e apreenderam de petrechos de pesca ilegais.

Os pescadores abordados pescavam legalmente, porém, a equipe localizou e retirou do rio, duas redes de pesca, além de 45 anzóis de galho (petrechos proibidos), que estavam armados no curso d’água. Os infratores que armaram os petrechos não foram localizados.

Fiscalizações preventivas dessa natureza são fundamentais para a prevenção à pesca predatória, tendo em vista o grande poder de captura e depredação dos cardumes, dos petrechos proibidos de pesca como esses retirados do rio pelos policiais, especialmente, as redes.

Além disso, há grande dificuldade de deter os autores, pois tais petrechos são armados em curto espaço de tempo e os pescadores não permanecem no rio durante a pesca, fazendo somente a retirada dos peixes, também em tempo bastante curto.  

Informações: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul