Brasil vence o 8º Campeonato Pan-Americano de Pesca Submarina, em Cabo Frio (RJ)

Brasileiros dominam o pódio garantindo o primeiro lugar nas categorias feminina e masculina

Com pódio totalmente brasileiro na categoria masculina e o primeiro lugar no feminino, a delegação do Brasil foi a grande campeã do 8º Campeonato Pan-Americano de Pesca Submarina, disputa internacional sediada na costa cabo-friense, que terminou no último sábado (5). Ao todo, foram 27 competidores distribuídos entre Brasil, Estados Unidos, Peru, Argentina e Uruguai.

A conquista entre as mulheres é ainda mais especial, já que é a primeira seleção feminina de pesca submarina do Brasil a garantir o ouro com Hana Lamar. O segundo lugar ficou a americana Rosibel Molina. No masculino, o pódio brasileiro foi formado pelo campeão Paulo Sérgio Pacheco; a prata ficou com Gabriel Barra e a terceira colocação com Gabriel Santana.

O maior peixe foi de Mirco Zanella, um sargo de beiço de 5,260 quilos; e o maior número de peças foi do brasileiro Paulo Sérgio Pacheco com 17 peças.

A classificação final dos países ficou com Brasil em primeiro lugar, Estados Unidos em segundo e a Argentina na terceira colocação.

A cerimônia de entrega dos troféus e medalhas foi realizada no Terminal de Transatlânticos, no bairro Passagem, e todos os atletas receberam medalha de participação. O encerramento oficial foi no mesmo dia, no Clube Náutico de Cabo Frio, na Ogiva.

O evento foi realizado pela Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (CBPDS) em parceria com a Prefeitura de Cabo Frio; a Confederação Mundial de Atividades Subaquáticas Zona Américas; a Confederação Mundial de Atividades Subaquáticas e o Clube Náutico Cabo Frio. As atividades também contaram com apoio da Marinha do Brasil; Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; Inea; Parque Estadual da Costa do Sol e Ministério da Pesca e Agricultura.

Durante a competição, as provas foram realizadas com apoio de 30 embarcações alugadas diretamente com pescadores de Cabo Frio, colaborando para fomentar a economia da cidade. O turismo também foi aquecido, já que o evento reuniu mais de 100 pessoas na organização entre diretores, staff, fiscais e barqueiros. 

Informações: Prefeitura de Cabo Frio (RJ)