PF cumpre mandados contra pesca ilegal no Rio Grande do Sul

Operação, nesta semana, foi deflagrada em parceria com Marinha do Brasil, Brigada Militar e IBAMA

A Polícia Federal abriu, na última terça-feira (29), uma ação para reprimir os crimes de embaraço à fiscalização ambiental e atentado contra a segurança da navegação para práticas ilegais de pesca, no Rio Grande do Sul. A operação é em conjunto com  a  Marinha do Brasil, a Brigada Militar e o IBAMA.

Na ação, foram cumpridos dois mandados de busca na cidade de São José do Norte, em domicílios de homens identificados como mestres de embarcações pesqueiras. A investigação teve início para investigar um fato ocorrido em junho. 

Na ocasião, algumas embarcações de pesca entraram no canal de acesso ao Porto de Rio Grande durante à noite, com luzes de navegação desligadas, deixando de obedecer às ordens de parada para fiscalização ambiental. Além disso, algumas embarcações investiram contra uma lancha da Marinha, provocando abalroação. 

As embarcações dos investigados também foram submetidas à fiscalização ambiental e inspeção naval realizadas pelo IBAMA e pela Marinha do Brasil, que resultaram na medida administrativa de impedimento para a navegação. Agora, a Polícia Federal busca informações sobre as outras embarcações envolvidas e seus respectivos condutores.