Após adiamento, pesca de surubim está proibida no Brasil

Portaria do Ministério da Saúde coloca espécie como ameaçada de extinção

Desde a última segunda-feira (05), a pesca de surubim, também conhecido como pintado, está proibida em todo o Brasil. Inicialmente, a proibição começaria 90 dias antes, mas foi adiada por conta da portaria 229.  

Curiosamente, apesar da proibição, a pesca já estava proibida desde o último dia 01 de novembro, quando começou a piracema, período que dura 120 dias e é dedicado à reprodução dos peixes. 

A proibição da pesca do surubim/pintado, tecnicamente conhecido como pseudoplatystoma corruscans, continuará proibida após o período da piracema. Isso porque o Ministério do Meio Ambiente colocou a espécie como ameaçada de extinção no Brasil. 

A decisão é fruto de uma extensa análise técnica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que aplica critérios de risco de extinção do método da IUCN (União Internacional de Conservação da Natureza), aceitos internacionalmente e utilizados por mais de uma centena de nações. 

De acordo com o órgão, o número de quantidades do peixe no Brasil diminuiu em 30% nos últimos 8 anos. Além disso, o surubim, espécie muito usado para pesca e que pode ter 50 kg e 1,5m, tem se reproduzido com outras espécies, gerando muitos híbridos. 

Por outro lado, as pescas de pseudoplatystoma punctifer e pseudoplatystoma tigrinum estarão autorizadas após a piracema, segundo as especificidades de cada estado.