Homem pesca bagre de 200 quilos na Tailândia

Britânico estava em viagem de turismo na Ásia e precisou de mais de uma hora para tirar o peixe da água

O engenheiro britânico Dean McEwan pescou um bagre de quase 200 quilos, durante uma viagem de turismo, na Tailândia, em dezembro. O peixe é da espécie  Pangasianodon gigas e é conhecido popularmente como peixe-gato gigante, por ter um bigode que lembra felino.

 O homem precisou da ajuda de três colegas para tirar o peixe da água e registrar o momento. Ele lançou uma grande rede no rio e viu o bagre se debater por cerca de uma hora e meia até conseguir tirá-lo da água. 

“Eu capturei alguns bagres antes, então eu já sabia no que estava me metendo. Não tem realmente nada que você possa fazer com esses peixes, a não ser retirar a linha sempre que tiver uma chance, principalmente quando o peixe muda de direção”, contou à agência britânica BNPS. 

Depois da pesca e de registrar o momento, o homem devolveu o peixe, um pouco debilitado, ao Rio Mecom, onde vive essa espécie, ameaçada de extinção. Além da Tailândia, o rio também passa por  Camboja, China, Laos, Myanmar e Vietnã. 

O bagre ou jundiá é o nome popularmente dado aos peixes da ordem Siluriformes. São cerca de 2.200 espécies conhecidas, separadas em 40 famílias. Os Pangasianodon gigas podem alcançar 5 metros de altura e viver cerca de 30 anos. A maioria dos bagres vive na América do Sul, tem hábitos noturnos e é predador. 

A espécie (Pangasianodon gigas) é a de maior peixe de água doce do mundo. O Guinness Book, livro oficial dos recordes mundiais, registra um peixe-gato-gigante de 293 quilos, pescado em 2005, também na Tailândia, como o maior bagre já fisgado. 

No mês passado, por exemplo, um pescador fisgou um bagre afrcano (Clarias gariepinus),de 12 kg, no Rio Tietê, na altura da cidade de Suzano (SP). Esta espécie pode chegar aos 60 kg e 1,70m.