Série documental sobre pesca inaugura o tema em produções nacionais

Dois primeiros episódios estão disponíveis no Youtube

Surfando na grande procura por filmes e pela pesca, cineastas brasileiros lançaram a série documental “Fator Pesca”, no final de 2022. A produção é a primeira relacionada ao tema no país. Ela aborda espécies de peixes consideradas esportivas pelos pescadas, com cada episódio dedicado a uma espécie. 

Até aqui, dois episódios já estão no ar, ambos no canal do youtube CLUBE DA PESCA org. O primeiro foi em cima dos tucunarés da Amazônia, enquanto o segundo foi focado nas traíras do interior paulista. Cada episódio tem cerca de 20 minutos. 

“Todos os envolvidos no projeto exercem duas ou três funções, visto que acreditamos na ideia e realmente gostamos desse mundo audiovisual que a pesca nos embarcou. Além de pescar, captar e tratar as imagens, também sou um dos responsáveis pela edição. Sei o quão trabalhoso é para montar uma sequência de cenas e transformar num filme. Mas faço com o maior prazer”, diz Rogério Barbosa Lourenço, diretor de edição da série. 

A pesca esportiva é voltada para o lazer, sem foco no comércio, podendo ter ou não o consumo do peixe após ele ser fisgado. A atividade é considerada um meio de integração social, além de desenvolver turismo regionais e crescimento econômico.

“Toda a cadeia econômica movimentada pela pesca é mostrada ao longo dos episódios, desde a compra de equipamentos nos preparativos para as expedições até as viagens, deslocamentos rodoviários, voos etc. O que a série quer mostrar é que a pesca esportiva não é uma atividade simples, mas sim uma atividade complexa e favorável à preservação ambiental”, afirma o roteirista e diretor da produção, Thiago Henrique Fantini.