PMA registra grande aumento de infrações nos dois primeiros meses da piracema

Autoridades apreendeu mais de 11 quilos de pescado entre 5 de novembro e 5 de janeiro

Mesmo com o período de piracema ainda vigente, a Polícia Militar Ambiental registrou um aumento nos números de atuações. Segundo o balanço parcial divulgado no último dia 05, foram 21 prisões, enquanto foram nove no mesmo período de 2021/2022. 

Ainda segundo os números de 2022/23, foram apreendidos 111,1 kg de peixe. O saldo também é bem maior, quase o triplo, do que o registrado no mesmo período da operação anterior, quando haviam sido apreendidos 35,5 kg. Até a divulgação do balanço parcial, foram aplicadas R$ 31,7 mil em multas, 50% a mais do que os R$ 20,5 mil da operação passada.

A PMA destaca que estes aumentos são pelo maior trabalho de fiscalização, além do auxílio de tecnologia. Por outro lado, as autoridades dizem que houve redução na apreensão de petrechos proibidos. Foram 44 redes de pesca irregulares, contra 70 nos dois primeiros de piracema 2021/2022. 

Existe dificuldade para capturar os infratores, pois eles armam as redes rapidamente. Depois, também retiram os peixes bem rápido. Os cidadãos que desrespeitam o período de piracema devem ser detidos e pagar uma multa, mas também podem acabar presos.