Naturatins apreende 1.400 metros de rede no Parque Aquático do Cantão

Ação foi realizada entre final de dezembro e início de janeiro

O Naturatins, Instituto de Natureza do Tocantins, apreendeu cerca de 1.400 metros de rede de emalhar, entre os dias 27 de dezembro e 2 de janeiro. A operação foi em conjunto com guardas do Parque Estadual do Cantão, o PEC. 

A operação foi realizada na bacia do Rio Araguaia e serviu para diminuir a pesca predatória, além do transporte irregular de peixe e outros eventuais crimes ambientais. A região é uma das principais faunas aquáticas do estado do Tocantins. 

Além desse trabalho para coibir, os agentes fizeram atividades de conscientização sobre a preservação das espécies, ainda mais agora no período de piracema. Esta fase começou em novembro e vai até o dia 28 de fevereiro. 

“Ações como essa são de suma importância para a preservação e conservação das espécies do nosso bioma. Por esta razão, as equipes se manterão a executar ações em prol do meio ambiente.”, comentou Cândido José Neto, gerente de Fiscalização Ambiental. 

Em dezembro, outra operação do Naturatins apreendeu 3.270 metros de redes irregulares. Elas tinham várias malhas, quatro tarrafas, dez espinheis e três pindas. Além disso, as autoridades aplicaram uma multa de R$ 3 mil.  Houve ações em cerca de dez municípios, com coordenação nos polos de Palmas e Gurupi.