Polvo gigante aparece de surpresa durante pesca de camarão no Canadá

Animal ficou preso à armadilha, mas se soltou pouco depois

Na última semana de 2022, um polvo gigante roubou a cena na cidade de Vancouver, no litoral do Canadá. Ele foi flagrado por pescadores de camarão, que fizeram uma armadilha para os crustáceos, mas viram o cefalópode subir para a superfície. Ele, porém, logo se soltou e voltou para o fundo do mar. 

Em entrevista a um veículo canadense, uma moradora afirmou que o polvo ficou preso na armadilha por cerca de dois ou três minutos, o suficiente para os pescadores registrarem o momento.

“Começamos a puxar a armadilha, que estava muito pesada, então pensamos que estava cheia de camarão. A cor do polvo também nos confundiu”, contou a fotógrafa Brooke Sattar em entrevista ao “Global News”. 

Este polvo gigante é vermelho e o vídeo dele tinha 53 milhões de visualizações no Tik Tok, até o fechamento desta reportagem. De acordo com os biólogos, este polvo é da espécie Enteroctopus dofleini, que pode viver até cinco anos, ter 10 metros de comprimento e pesar 200 quilos. 

Ele é considerado um animal muito inteligente, com habilidades para fugir de armadilhas e abrir potes. A espécie é popularmente conhecida como Enteroctopus dofleini. A fotógrafa conta que participava de um grupo de pesca na enseada de Albert Inlet. 

“Ele segurou por dois ou três minutos, não demorou muito. E então simplesmente soltou e nadou para longe. Eu amo a vida no oceano, então fiquei muito animada e surpresa. Acho incrível poder compartilhar essa experiência com tantas pessoas ao redor do mundo, porque você não vê isso todos os dias”, conta Sattar.