Stuart Brown registra pesca de lagosta azul
Nesta semana, um pescador britânico chamado Stuart Brown capturou uma raríssima lagosta azul, em Belfast, na Irlanda do Norte. Estudos apontam que a chance de fisgar uma dessas é de uma em duas milhões de tentativas.
Brown também é pesquisador na Belfast Lough, uma grande enseada nos arredores de Belfast, a capital do país. O homem registrou o momento na Internet, para comprovar a façanha, e devolveu a rara lagosta azul ao mar.
Veja também:
PF combate pesca e comercialização ilegal de lagostas em Fortaleza (CE)
Pesca de lagostas tem afetado vida de baleias. Entenda
“Foi um choque. Tirei algumas fotos para as pessoas verem. A única outra lagosta azul que eu já vi foi capturada por um pescador da costa sul da Inglaterra alguns anos atrás. Depois a devolvemos à água, então ela ainda está lá em seu habitat natural. Espero que, se alguém pegar a lagosta, devolvam para a água também”, contou, à Press Association.
Stuart contou que também não devolveu o animal à água por ele não estar na fase adulta. Assim, seria um desperdício se alimentar dele. Brown ainda destacou a surpresa de seus amigos.
“Pesquisei no Google para ver o quão raro era pescar uma lagosta azul, e descobri que é uma chance em dois milhões. Foi a captura da minha vida. Eu nunca tinha visto uma lagosta azul. Outros pescadores mais velhos e experientes que também disseram que nunca viram algo parecido. Foi realmente uma surpresa para todos nós”, completou.
As lagostas são crustáceos vermelhos, mas uma raríssima mutação deixa alguns deles azuis. Em 2021, por exemplo, o pescador Ricky Greenhowe pescou uma lagosta azul em Aberdeen, no litoral da Escócia.
Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!