Onda Verde lança campanha de pesca sustentável em Torres (RS)

Foco da campanha é no robalo, peixe abundante na região, mas que pode ficar ameaçado de extinção caso seja pescado sem responsabilidade

A organização ambiental Onda Verde Preservando o Meio Ambiente lançou, neste mês de fevereiro,  a ‘Campanha educativa Pesca Sustentável’, na cidade de Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul. O foco é no robalo, peixe em abundância na região. 

O robalo é um peixe muito admirado pelos praticantes de pesca esportiva, além de ter uma carne saborosa, embora não seja tão barata. Ele é um animal predominantemente de água doce e nada em cardume, o que facilita a pesca. A cidade de Torres, aliás, é banhada pelo Rio Mampituba. 

Veja também

PF cumpre mandados contra pesca ilegal no Rio Grande do Sul

Pescador aposentado se muda no Rio Grande do Sul para ficar mais perto do hobby

Batalhão Ambiental apreende 3.400 metros de petrechos de pesca no Rio Grande do Sul

O robalo

Por outro lado, a pescaria indiscriminada, ainda mais na época de piracema, pode ameaçá-lo de extinção. O robalo é o nome popular dado aos peixes do gênero Centropomus, que tem 12 espécies, sendo cinco presentes no Brasil. 

A campanha, pautada na Lei Estadual 15.223/2018 que institui a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca no Estado do Rio Grande do Sul, foi lançada sobre as margens do Rio Mampituba, no último dia 04, e contou com roda de conversa, além e uma distribuição de panfletos informativos. 

“A campanha tem por objetivo a informação e educação principalmente da pesca amadora e esportiva individual, já que a esportiva a nível de competição seguem orientações rigorosas de medidas e peso do pescado, e soltura do peixe, disciplinadas pelas organizações esportivas. Além disso, pretende-se sensibilizar órgãos institucionais competentes de Torres e Passo de Torres a promover ações educativas, fiscalizadoras e possivelmente uma legislação específica local que auxilie na preservação do Robalo e do ambiente que propicia a sua reprodução”, destacou a Onda Verde, em nota oficial. 

Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube