Colônia de pescadores no Paraná tem sede reinaugurada

Z-5 tem sede no balneário Shangri-lá, em Pontal do Paraná, cidade no litoral do estado

A sede da Colônia de Pescadores Z-5, no balneário Shangri-lá, na cidade de Pontal do Paraná, no litoral do estado, teve a sua sede reinaugurada no último dia 14 de fevereiro. O local estava parado há anos e recebeu reforma na estrutura, além de novos ambientes como espaços para celebrações e reuniões. 

Esta é a segunda maior colônia de pescadores do litoral paranaense. O imóvel foi construído entre 2004 e 2008, na gestão do então prefeito Rudisney Gimenes, pai do atual, Rudisney Gimenes Filho, também conhecido como Rudão. A cidade foi desmembrada do município de Paranaguá no final dos anos 1990. 

Veja também

Pesca ilegal, animais presos, desmatamento: Força Verde redobra atendimento no litoral do Paraná

Mapa e IICA abrem edital para relatório técnico sobre pesca na bacia hidrográfica do Rio Paraná

A reinauguração contou com a presença do atual prefeito, além do secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Jackson Bassfeld e o vereador  Ezequiel Tavares. Já entre os pescadores, Edmir Manoel Ferreira, presidente da Colônia de Pescadores Z-1 de Paranaguá, Presidente da Colônia de Pescadores Z-1 de Paranaguá e Presidente da Fepespar (Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado do Paraná) foi um dos representantes. 

 “Esse é um dos projetos da nossa gestão voltado aos pescadores pontalenses, a 2º maior colônia de pescadores do litoral. Em breve, o local contará com um Centro de Informações Turísticas, em um ambiente planejado com as características da pesca artesanal. Agradeço a parceria da Fepespar e do IDR, que sempre trabalham junto com a Colônia e a Prefeitura. Viva Pontal do Paraná e nossos pescadores tradicionais”, disse o prefeito.  

A colônia

Durante muitos anos, a entidade que representava os pescadores de Pontal do Paraná era a Ascompes (Associação Comunitária de Pescadores), que era ligada à Colônia Z-1, de Paranaguá. A Z-5 é constituída atualmente por mais de 600 associados. Entre as atividades, destacam-se o acesso a direitos previdenciários, além de arrecadação de recursos através da Prefeitura.