Aruanã (GO) recebe torneio de pesca Gigantes do Araguaia neste final de semana

Município goiano sedia primeira etapa do torneio de pesca Gigantes do Araguaia, com patrocínio do Governo de Goiás

O município de Aruanã, na região turística Vale do Araguaia, em Goiás, recebe neste sábado (11), a partir das 7 horas, o circuito de pesca Gigantes do Araguaia. Esta é a primeira vez que a cidade sedia o torneio.

Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) investiu R$ 520 mil no evento com o objetivo de fomentar o turismo de pesca esportiva no estado. A autarquia é patrocinadora do circuito desde a edição de 2022.

As atividades do Gigantes do Araguaia começam um dia antes do torneio, na sexta-feira (10). Às 19 horas, no Centro de Convenções de Aruanã, haverá apresentações culturais e premiação do concurso de redação e desenho sobre preservação do meio ambiente, envolvendo os alunos da rede pública.

No sábado (11), a concentração do torneio será no Porto Maruehi. A cerimônia de premiação está marcada para às 20 horas, na Praça da Matriz, com apresentações artísticas.

Gigantes do Araguaia

A primeira fase do torneio conta com mais de 50 equipes inscritas e irá distribuir R$ 100 mil em prêmios. Outras etapas serão realizadas até outubro no distrito de Bandeirantes, em Novas Crixás, e no distrito de Luiz Alves, em São Miguel do Araguaia.

Além de movimentar a economia, a comunidade ribeirinha é beneficiada com ações sociais, como entregas de cestas básicas para populações em vulnerabilidade e campanhas educativas com alunos de rede pública municipal sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a atual gestão é pioneira neste sentido.

“Consideramos este segmento de grande importância para consolidarmos o turismo como um ativo de desenvolvimento sustentável e de geração de emprego e renda no Estado”, avalia.

Veja também

PF combate pesca e comercialização ilegal de lagostas em Fortaleza (CE)

Pesca de lagostas tem afetado vida de baleias. Entenda!

Pescador captura lagosta rara na Irlanda do Norte

O organizador do circuito, Carlos Leite, destaca o apoio governamental na realização do evento.

“A parceria com a Goiás Turismo, desde 2022, é muito importante para associarmos o turismo de pesca esportiva às políticas públicas proporcionando o desenvolvimento sustentável das comunidades”, afirma.

Serviço

Torneio Gigantes do Araguaia
Quando: Sexta (10/03), concurso de redação e apresentações culturais / Sábado (11/03), torneio de pesca esportiva e premiação dos vencedores
Onde: Centro de Convenções de Aruanã , Porto Mahueri e Praça da Matriz (encerramento)

Informações: Agência Estadual de Turismo – Governo de Goiás

Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube