Com aulas práticas, Rondônia encerra Curso de Condutor de Pesca Esportiva

Objetivo do curso é qualificar profissionais para trabalhar com turismo pesqueiro

Ao longo do mês de março, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) e em parceria com o Senac, ofertou o Curso de Condutor de Pesca Esportiva. As aulas foram de 6 a 17 de março, com mais de 20 alunos, em Jaci-Paraná, distrito de Porto Velho. No final, houve aulas práticas no rio Madeira. 

O curso é resultado do Plano de Qualificação para a Cadeia Produtiva do Turismo, desenvolvido pela Semdestur, por meio do Departamento de Fomento ao Turismo (Defotur), com apoio do Conselho Empresarial de Turismo de Rondônia (Conetur).

 A pesca esportiva é um grande atrativo turístico do município de Porto Velho. O curso teve como base o Flutuante Karipuna. No local, os alunos viram as aulas serem divididas em três etapas. A primeira foi focada no atendimento ao visitante. 

Veja também

Destino de pesca esportiva, Rondônia quer fortalecer potencial turístico em 2023

Universidade no Ceará promove curso voltado para produção de peixes de água doce

“O curso busca qualificar e profissionalizar o trabalho de condução de pesca esportiva, e ainda levar segurança ao turista, para assim fomentar o turismo e a economia de Porto Velho. O distrito de Jaci conta com uma estrutura de hotéis, pousadas, restaurantes e flutuantes e a capacitação deve aprimorar a modalidade e deixar mais especial o circuito de pesca”, destacou Glayce Bezerra, da Semdestur. 

Já a segunda etapa foi técnica, com explanações sobre os tipos de peixes presentes na região, assim como manipular e cozinhar. Isso, portanto, proporcionou conhecimentos além da pesca. 

Na última fase, foram realizadas aulas práticas no rio sobre técnicas de navegação, além de um estudo de comportamento de peixes e movimento de água para que o condutor sirva como guia dos melhores lugares para a pesca de cada tipo de peixe.

“Não adianta trazer turismo para Porto Velho e não oferecer pessoas que conheçam o rio e que estejam capacitadas para receber os visitantes. Além de qualificar a pesca esportiva na região, também temos o intuito de conscientizar os condutores para que eles sejam fiscalizadores contra a pesca predatória”, explicou Iris Fernandes, diretor da Fecomércio e vice-presidente do Conetur.

Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube