Pai e filho pescadores ganham homenagem por fisgar peixe ameaçado de extinção

Amarildo e Amauri pescaram um pintado no interior de São Paulo

Na última segunda-feira, dia 10 de abril, dois pescadores da cidade de Florínea, no interior de São Paulo, fisgaram um Pseudoplatystoma corruscans de mais de 10 kg, no Rio Paranapanema.

Este peixe é conhecido popularmente como pintado ou surubim. Já os pescadores foram identificados como Amarildo e Amauri. Eles são filho e pai, respectivamente, com 35 e 60 anos. A dupla vive da pescaria há décadas.

“A pesca do peixe foi liberada recentemente e já logo de cara consegui encontrá-lo. Agora preciso mandar foto até pra colônia de pescadores para mandarem para a marinha, mostrando que o peixe voltou”, contou Amarildo, à imprensa local.

O animal é imponente e pode passar dos 80 kg. No entanto, o que chama atenção na pesca é que o pintado está ameaçado de extinção. A pesca dele estava para ser proibida no Brasil após o período de defeso de 2023. O Ministério do Meio Ambiente, porém, voltou atrás na decisão, mas exige que a pesca seja feita de forma sustentável.

Dessa forma, a dupla chamou a atenção da Prefeitura, que presenteou a dupla com uma camisa personalizada. De quebra, eles atraíram ainda mais holofotes para a cidade, que trabalha para continuar sendo uma referência pesqueira. 

Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube