Paraná estuda criar linha de crédito para fomentar o turismo da pesca

Objetivo é impulsionar a indústria de fabricação de embarcações e equipamentos para pesca esportiva e artesanal no Paraná

O Governo do Paraná vai implementar uma linha de financiamento para fomentar a prática da pesca e impulsionar a indústria de fabricação de embarcações e equipamentos. Os detalhes estão sendo ajustados entre a Superintendência de Pesca e Bacias Hidrográficas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, a Secretaria de Turismo e a Fomento Paraná.

A intenção da Fomento Paraná é apresentar, até meados de junho, um conjunto de soluções financeiras a partir do Sistema Paranaense de Fomento que envolvam crédito em boas condições e garantias.

Dessa forma, o objetivo é atender pescadores profissionais, pequenos estaleiros fabricantes de barcos e de motores, hotéis, pousadas, lojas de artigos e segmento de eventos e turismo voltados a atividades pesqueiras esportivas, entre outros.

“O governador Carlos Massa Ratinho Junior tem uma visão muito particular do segmento, porque além dos pescadores artesanais, que sobrevivem da pesca, a atividade dos chamados piloteiros está fortemente ligada ao turismo, uma indústria limpa, que gera muitos empregos. Além de apresentar um potencial de crescimento muito grande no Paraná por conta da série de represas e grandes rios”, explica Heraldo Neves, diretor‐presidente da Fomento Paraná.

Leia também:

Pescador brasileiro conquista recorde mundial após capturar pirarara de mais de 70kg

Sema forma Agentes Ambientais Voluntários para monitorar acordos de pesca no Rio Negro (AM)

Piumhi (MG) promove soltura de alevinos no Rio São Francisco

A Superintendência de Pesca e Bacias Hidrográficas trabalha com alguns tipos de atividades: pesca amadora, definida pelo Ibama, que não tem comércio como destino; esportiva, que envolve uma grande quantidade de eventos; e comercial, utilizada para subsistência (nesse caso, apenas no Litoral do Paraná são cerca de 7 mil profissionais). 

A intenção é que a linha de financiamento possa auxiliar toda a cadeia, dos fabricantes aos comerciantes de materiais; dos profissionais, para melhorarem suas estruturas; e também das atividades de pesca associadas ao turismo, como hotéis, pousadas e marinas.

Informações: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube