Empresária Joice Marques ganhou o Prêmio Mulheres das Águas na categoria Pesca Amadora e Esportiva

Joice

Empreendimento turístico de Joice em Corumbá (MS) apresenta o Pantanal às pescadoras valorizando a sustentabilidade na pesca esportiva

De Guaíra (PR), a ganhadora na categoria “Pesca Amadora e Esportiva”, Joice Carla Marques, se consolidou em Corumbá (MS) com seu empreendimento no turismo pesqueiro. Seus cruzeiros fluviais de pesca esportiva e ecoturismo no Pantanal contam com barcos-hotéis sustentáveis, adaptados aos aspectos geográficos da região. Indicada ao prêmio pela Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva, a empreendedora se mudou para Corumbá aos 19 anos, no início dos anos 90, foi quando se tornou secretária de uma empresa de turismo da região.

Antes de iniciar as atividades de sua empresa, Joice também trabalhou prestando serviço de transporte de pescado, em que recebeu a proposta para ser gerente em um empreendimento do turismo pesqueiro. Após essa oportunidade, no ano 2000 a empresária adquiriu seu primeiro barco hotel para pesca esportiva. Atualmente, Joice conta conta mais de 100 colaboradores que operam durante o período da piracema (período de defeso), quando os peixes sobem a correnteza em direção às cabeceiras dos rios para se reproduzirem. Essa ideia alterou a dinâmica do turismo na região.

Além de oferecer capacitação e qualificação aos colaboradores, a empresária foca na sustentabilidade em seus cruzeiros de pesca pelo Pantanal, mantendo o cuidado com o descarte de resíduos, conscientização do turista que visita a região com a mudança completa das práticas de pesca antiga para a pesca esportiva – pesque e solte. Sua paixão pela pesca a impulsionou a organizar o Anzol Rosa, evento criado para atender às mulheres da pesca esportiva em Corumbá

O Anzol Rosa posicionou a cidade do Mato Grosso do Sul como referência de destino no país para pescadoras esportistas, provando a abrangência do mercado nessa modalidade. A primeira edição do evento aconteceu em 2022 e reuniu mais de 500 pescadoras a bordo de 15 barcos hotéis, a segunda edição do evento está prevista para este ano.

“O poder da mulher na pesca esportiva ainda precisa ser evidenciado para que o mercado compreenda que a presença feminina é fundamental e para que o turismo de pesca esportiva evolua também em qualidade, já que são evidentes a competência e a sensibilidade na interação das mulheres com os elementos da pesca, assim como já é reconhecido em outras atividades”, afirma Joice.

O ministro André de Paula reforça que uma das diretrizes da gestão é empoderar e dar protagonismo às mulheres pescadoras e aquicultoras. Em ligação com Joice, para comunicá-la da premiação e convidá-la à cerimônia de homenagem – que será realizada em Brasília (DF), o ministro congratulou a empresária por sua iniciativa na pesca esportiva para as mulheres:

“Temos o compromisso de promover essa homenagem a todas as mulheres das águas! Elas atuam em todas as áreas e você é um destaque na nossa pesca amadora e esportiva. Você faz um trabalho belíssimo, reunindo mais de 500 mulheres no Anzol Rosa. O Brasil todo acompanha com muita admiração”.

Clique aqui e confira a chamada de vídeo do Ministro com Joice.

Informações: Ministério da Pesca e Aquicultura

Acompanhe a revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube