Com forte potencial pesqueiro, Bertioga (SP) divulga turismo no munícipio durante Trade Show

Bertioga no Trade Show

Bertioga (SP) possui uma variedade de atividades de pesca, sendo uma das cidades mais procuradas para esta finalidade

A prefeitura de Bertioga participou da 16° edição do Pesca & Companhia Trade Show, que aconteceu entre quinta-feira (21) e sábado (23), em São Paulo. A presença da gestão municipal é essencial para fomentar ainda mais o setor no município, que possui uma variedade de atividades de pesca, sendo uma das cidades mais procuradas para esta finalidade, desde a década de 1950.

Em três dias de feira, mais de 20 mil pessoas e cerca de 100 expositores passaram pelo evento. Entre eles, dezenas de investidores e amantes da pesca de vários estados do Brasil, inclusive empreendedores internacionais.

De acordo com o diretor de Turismo de Bertioga, Filipe Toni Sofiati, a pesca esportiva e a pesca de frete são a segunda maior atividade turística do município, depois do turismo de praia.

“Muitas vezes a pesca é pouco visível ao público geral, pois os pescadores costumam iniciar as atividades durante a madrugada ou no período noturno. Porém, a modalidade acontece de forma intensiva no município, sendo também a principal atividade nos períodos de inverno”, explicou Sofiati.

O diretor destaca que a pesca no município tem muita importância social, cultural e econômica, embora, segundo ele, a relevância não seja captada pelos dados oficiais por conta do elevado nível de informalidade. A razão disso, conforme descrito por Sofiati, é que a atividade é fundada na produção de caráter familiar, na qual predominam embarcações de pequeno porte. Ainda segundo o diretor, Bertioga é o sétimo município que mais contribuiu com as descargas de pescado no estado de São Paulo.

“Segundo dados do Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira Marinha e Estuarina do Instituto de Pesca, em 2010, a produção marinha e estuarina em Bertioga foi de 234 toneladas, próxima a 1% da produção estadual. Em 2015, a soma da produção pesqueira desembarcada em Bertioga foi de 110 toneladas, equivalente a 0,5% do total da produção paulista, sendo que, entre 2008 e 2015, o setor foi responsável por movimentar uma receita de R$ 8 milhões”, informou Sofiati.

Sobre o Pesca & Companhia Trade Show

O Pesca & Companhia Trade Show nasceu em 2007 para atender as necessidades do segmento: um evento voltado para o mercado profissional de pesca em que fabricantes, importadores, operadores de turismo pudessem negociar frente a frente com o mercado varejista.

É a maior feira de equipamentos e turismo de pesca, camping, tiro esportivo e cutelaria da América Latina. Participam do evento expositores, fabricantes e importadores oficiais das principais marcas mundiais do segmento.

Acompanhe a revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube