Nova espécie de peixe é descoberta em mercado filipino

Nova espécie de peixe

Equipe de cientistas encontrou uma nova espécie de peixe, o Emmelichthys papillatus, também conhecido como redbait papilado

Uma equipe de cientistas da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), agência do governo americano que monitora a qualidade dos mares e da atmosfera. em uma colaboração com o Museu Smithsonian de História Natural, fez uma descoberta inesperada enquanto explorava os mercados da ilha de Cebu, nas Filipinas. A equipe encontrou no local uma nova espécie de peixe, o Emmelichthys papillatus, também conhecido como redbait papilado.

Com apenas cerca de dez centímetros de comprimento, esse peixe integra a família Emmelichthyidae e se destaca por sua coloração brilhante em tons de vermelho, laranja e rosa. Existem apenas 18 espécies conhecidas nesta família, conforme informa o comunicado da NOAA.

O achado surpreendente desafia a ideia convencional de que descobertas desse tipo ocorrem apenas em expedições submarinas meticulosamente planejadas. Os cientistas, ao coletarem dados genéticos e examinarem a anatomia do peixe, perceberam que não correspondia a nenhuma outra espécie conhecida. A confirmação veio após uma busca global, quando um exemplar semelhante foi encontrado no Museu da Universidade de Kagoshima, no Japão.

Apesar da descoberta, muitas questões fundamentais permanecem sem resposta. A Dra. Katherine Bemis, da NOAA, ressalta que aspectos básicos da biologia da nova espécie, como seu habitat de origem, padrões de reprodução e dieta, ainda precisam ser estudados em detalhes.

“Agora que reconhecemos que é [um peixe] diferente, temos mais para estudar à medida que novos espécimes de redbait papilado são coletados”, afirma a doutora.

Acompanhe a revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube