Pesquisa sobre capturas de tucunarés no Torneio Amigos do Tarumã é aprovada na UFAM

Pesquisa teve como objetivo descrever e avaliar as atividades de capturas de tucunarés no Torneio Amigos do Tarumã

Com base no franco desenvolvimento da pesca esportiva no Amazonas, o estudante do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Gabriel Zumaeta realizou uma pesquisa a partir dos dados de monitoramento (2014 – 2023) de um dos maiores torneios da modalidade do Amazonas: o Amigos do Tarumã. O torneio acontece uma vez ao ano na cidade de Manaus, especificamente nos ambientes aquáticos Tarumã Açú e Tarumã Mirim.

De acordo com a Professora Chiara Lubic, orientadora de Gabriel, a pesquisa teve como objetivo descrever e avaliar as atividades de capturas de tucunarés no Torneio Amigos do Tarumã, avaliando os padrões e indicativos de melhoria no Torneio.

Para Gabriel, “a aprovação deste trabalho é um primeiro passo de muitos para continuar a ajudar no progresso da atividade, por meio de pesquisas voltadas para o melhor ordenamento pesqueiro. Afinal, o principal ofício de engenheiros de pesca é usar com racionalidade os ativos ambientais para que possamos conservar nossos estoques pesqueiros”.

O resultado das análises dos dados de captura e informações referentes a metodologia de aferição e o tamamho mínimo de captura dos individuos (30 cm) contribuiem para o aumento do tamanho desses peixes ao longo dos anos.

Além disso, essa medida do Torneio ajuda no monitoramento da atividade e no compartilhamento de dados reais sobre a pesca em determinadas regiões onde acontece a prática esportiva. Como consequência, há o fortalecemento das politicas públicas de ordenamento pesqueiro para o setor.

Acompanhe a revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube