No Amazonas, pesca esportiva de competição é reconhecida oficialmente como modalidade esportiva

Pesca esportiva de competição é reconhecida oficialmente como modalidade esportiva no estado do Amazonas

Expectativa com o reconhecimento é de gerar maior apoio ao desenvolvimento da pesca esportiva no estado do Amazonas

A pesca esportiva obteve uma importante vitória no início de abril, no Estado do Amazonas. Por meio da publicação da Lei Estadual nº 6833, de 03 de abril de 2024, publicada no Diário Oficial do Estado, em 03/04/2024, a prática foi reconhecida como modalidade esportiva e de relevante interesse econômico e cultural para a região.

A expectativa com o reconhecimento é de gerar maior apoio na região ao desenvolvimento do esporte, que está na busca constante pela valorização assim como a profissionalização da pesca esportiva de competição.

De acordo com o pescador esportivo e organizador de torneios de pesca esportiva no Amazonas, como Amigos do Tarumã e Copa Brasil de Pesca, Rogério Bessa, a legislação em questão é de suma importância para que as instituições que atuam na área conheçam o franco crescimento da modalidade no Brasil.

“Precisamos aproveitar também os dados de monitoramento oriundos dessas competições para ajudar no ordenamento pesqueiro nas áreas onde são praticadas as competições. É uma via de mão dupla onde ganha o meio ambiente e o esporte”, afirma Bessa.

No Amazonas, segundo dados da Amazonastur, a pesca esportiva traz uma grande arrecadação econômica para o estado. Ao todo, o esporte movimenta R$ 500 milhões em receita, sendo responsável por atrair mais de 30 mil turistas por temporada em busca de uma das principais espécies da bacia amazônica.

Acompanhe a revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube