Balneário Camboriú (SC) tem boa semana para os pescadores na temporada da tainha

Balneário Camboriú (SC) tem boa semana para os pescadores na temporada da tainha

Foram capturados em Balneário Camboriú (SC) mais de 700 exemplares da espécie, mostrando que o período de pesca está a todo vapor

Com a chegada das temperaturas mais baixas, cardumes de tainha têm sido avistados nas praias de Balneário Camboriú. Pescas significativas ocorreram nas praias de Taquaras na quarta-feira (15) e quinta-feira (16). No primeiro dia, por volta das 7h, os pescadores capturaram 170 tainhas. Já na manhã de quinta, foram pescadas 562 tainhas em três lançamentos.

A Temporada de Pesca da Tainha teve início no dia 1º de maio e se estenderá até 31 de julho, com o suporte da Prefeitura de Balneário Camboriú e da Polícia Militar. A Fundação Cultural e a Secretaria do Meio Ambiente trabalham em conjunto com a Colônia de Pescadores Z-7, fornecendo estrutura, orientações e realizando a fiscalização da atividade.

Nesta temporada, foram implementadas melhorias na infraestrutura para oferecer mais conforto aos pescadores artesanais e otimizar a pesca. Foram identificados dez pontos de pesca nas praias do município, conhecidos como ranchos. Na Praia Central, cada um dos três ranchos (localizados nas alturas das ruas 2700, 3700 e 4100) está equipado com dois contêineres (um deles com banheiro) e duas tendas para apoiar a vigilância dos cardumes e a cozinha. Os contêineres, que servem como áreas de descanso, contam com energia elétrica.

Nas Praias Agrestes, foram montadas tendas de apoio em Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho. Em Taquarinhas, também foi instalado um banheiro químico.

Durante a temporada, está proibido o uso de jet skis, lanchas rebocadoras e embarcações motorizadas na orla das praias. Além disso, não é permitida a armação de redes de pesca tipo feiticeira e de malha, assim como o uso de cilibrim e fisgas.

Acompanhe a revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube