Natal (RN) será sede da Comissão Internacional para a Conservação do Atum do Atlântico

Natal (RN) será sede da Comissão Internacional para a Conservação do Atum do Atlântico

Reunião em Natal (RN) será entre os dias 22 e 24 de maio e visa manter populações de atum no Oceano Atlântico em níveis adequados

A cidade de Natal (RN) será o palco da 2ª Reunião Intersessional do Painel 1, centrada nos atuns tropicais, organizada pela Comissão Internacional para a Conservação do Atum do Atlântico (ICCAT). O evento será entre os dias 22 e 24 de maio.

A missão da ICCAT é assegurar que as populações de atuns e espécies relacionadas no Oceano Atlântico permaneçam em níveis sustentáveis de biomassa. Desde 1969, o Brasil participa ativamente da ICCAT. A delegação brasileira na reunião incluirá representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marinha do Brasil (MB), Ministério das Relações Exteriores (MRE), além de membros do setor produtivo.

A convocação desta reunião reflete a crescente necessidade de abordar os desafios críticos na conservação marinha e na gestão sustentável dos recursos pesqueiros do Atlântico, com foco especial na ordenação dos atuns, destacando-se a espécie Albacora-bandolim. O evento tem como objetivo fortalecer a cooperação internacional, promover a troca de informações e práticas exemplares, e desenvolver parcerias estratégicas para enfrentar desafios comuns.

No primeiro trimestre de 2024, o estado do Rio Grande do Norte se destacou como o terceiro maior exportador de atuns e afins do Brasil, gerando uma receita superior a 2,842 milhões de dólares. Apenas Santa Catarina e Ceará superaram esse desempenho, conforme dados do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

A categoria de atuns e afins abrange várias espécies, sendo uma das mais importantes para o setor pesqueiro brasileiro. Das quase 60 mil toneladas de pescado exportadas pelo Brasil em 2023, 11.687 toneladas foram de atuns e afins, de acordo com o Painel do Pescado, desenvolvido pela Projepesca Consultoria e Seafood Brasil.

Acompanhe a revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube