Pesca Artesanal da Tainha é tema de trabalho pedagógico em escola de Biguaçu (SC)

Pesca Artesanal da Tainha é tema de trabalho pedagógico em escola de Biguaçu

Abordagem utilizada foi além dos livros didáticos, mergulhando na experiência prática, na escuta e nos registros, envolvendo toda a comunidade escolar

Para despertar a criatividade, imaginação e respeito pelos Patrimônios Artísticos e Culturais de Santa Catarina, a EEB Cônego Rodolfo Machado trouxe a Pesca Artesanal da Tainha para as salas de aula. Um trabalho pedagógico interdisciplinar foi realizado com estudantes da 1ª série do Ensino Médio da unidade escolar, localizada em Biguaçu (SC).

A partir das aulas de Arte, com a professora Juliana Zeferino, e de Geografia, com a professora Rosana Maria Santin, os estudantes tiveram a oportunidade de se conectar diretamente com o contexto histórico, geográfico e artístico da pesca artesanal da tainha no litoral catarinense.

A abordagem utilizada foi além dos livros didáticos, mergulhando na experiência prática, na escuta e nos registros, envolvendo toda a comunidade escolar. “Com isso, não apenas enriqueceu-se o conhecimento escolar, mas também promoveu-se uma compreensão mais profunda da importância da preservação do Patrimônio Imaterial e Artístico do nosso Estado”, destacou a orientadora do trabalho pedagógico, Juliana Zeferino.

Para a estudante Júlia Klumb Kiesow, de 16 anos, a proposta trazida pela professora é de suma importância: “Iniciamos os trabalhos partindo da pesquisa (contexto cultural e histórico), registramos, desenhamos, pintamos, recortamos e penduramos na rede, utilizada para a pesca da tainha. Nos conectamos com a arte e com a história desta tradição que nos acompanha há décadas. Me sinto orgulhosa da minha participação e da ajuda de meus colegas que colaboraram”.

A temporada de Pesca Artesanal da Tainha vai do dia 1º de maio a 31 de julho e é registrada como Patrimônio Cultural de Santa Catarina. O trabalho pedagógico é uma forma de ampliar e valorizar o repertório cultural dos estudantes sobre a prática.

Acompanhe a revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube