Projeto Cardume já soltou três milhões de peixes no Rio Pardo, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo (SP)

Projeto Cardume já soltou três milhões de peixes no Rio Pardo, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo (SP)

Projeto Cardume realiza a soltura de cerca de 200 mil peixes por ano. Rio tem 264km de extensão e atravessa cidades de SP e MG

O Projeto Cardume, desenvolvido pela ONG Rio Pardo Vivo, tem realizado iniciativas para beneficiar o meio ambiente através do repovoamento do rio Pardo, em Santa Cruz do Rio Pardo (SP).

 O rio Pardo, afluente do rio Grande, percorre os estados de Minas Gerais e São Paulo, estendendo-se por 264 km. Nos últimos anos, o rio Pardo tem sofrido uma queda significativa na população de peixes, devido à poluição, à construção de barragens e, principalmente, à pesca predatória, que tem dizimado os cardumes.

No entanto, 2024 trouxe motivos para comemoração. O Projeto Cardume alcançou a marca de 3 milhões de peixes soltos no rio, com uma média anual de 200 mil solturas. Fundada há 15 anos, a ONG Rio Pardo Vivo surgiu de um grupo de amigos empenhados em combater a degradação do rio.

Antigamente, o rio era abundante em espécies como Dourados, Piaparas, Curimbatás, Pacu-Guaçu e Lambaris. O cenário parecia irreversível, com várias espécies ameaçadas de extinção. Contudo, as ações de repovoamento revitalizaram o rio, trazendo de volta até a pesca esportiva.

O Projeto Cardume conta com o apoio do Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna da CTG Brasil, uma empresa de geração de energia que se concentra em fontes limpas como água, vento e sol.

Acompanhe a revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube