Embarcação é rebocada por mamífero marinho em Arraial do Cabo (RJ), mas incidente termina sem ferimentos para animal e pescadores
No final de junho, dia 24, pescadores de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, foram surpreendidos por uma baleia jubarte que se enroscou no cabo da âncora de seu barco, arrastando a embarcação. O incidente ocorreu na Praia Grande, uma zona de pesca que coincide com a rota de migração das jubartes. Após momentos de tensão, o animal conseguiu se livrar do cabo e retornar em segurança ao mar aberto, sem ferimentos. Os pescadores também saíram ilesos.
Segundo o presidente da Fundação de Meio Ambiente, Pesquisa Ciência e Tecnologia (FUNTEC) de Arraial do Cabo, Maycon Victorino, a baleia enroscou a cauda no barco após se assustar. A região é conhecida por ser uma zona de pesca e também faz parte da rota de migração das jubartes, o que aumenta a chance de encontros entre esses animais e embarcações.
Em uma ação rápida e coordenada, os pescadores decidiram cortar o cabo da âncora para evitar danos maiores tanto à embarcação quanto ao mamífero. Posteriormente, a FUNTEC iniciou o monitoramento da baleia por meio de drones, ainda com o cabo preso à garatéia.
O incidente mobilizou embarcações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do laboratório Ecomar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e uma embarcação de pesca tradicional, que ofereceram apoio para assegurar a segurança do animal.
Após uma avaliação, constatou-se que a jubarte não sofreu ferimentos. No momento em que mergulhadores se preparavam para entrar na água e soltar o cabo da nadadeira do animal, a baleia conseguiu se libertar sozinha e retornou para o mar aberto em segurança.
A prefeitura ressaltou que os pescadores também saíram ilesos do incidente. Conforme as regras vigentes, as embarcações que avistarem uma baleia durante a pesca devem manter o motor ligado em neutro, para que o animal perceba a presença do barco e possa evitá-lo.
Acompanhe a revista Pesca & Companhia nas redes sociais!