MPA volta ao Paraná para conhecer produção de tilápia, em Londrina

MPA volta ao Paraná para conhecer produção de tilápia, em Londrina

Estado de Londrina (PR) é referência na produção de tilápia e na valorização das experiências de trabalho por meio de cooperativas

O ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula, esteve na última segunda-feira (15), em Londrina (PR), numa agenda técnica para conhecer a produção de tilápias e conversar com piscicultores locais sobre novos projetos e a expansão da cultura no estado.

O Paraná é considerado o maior produtor de tilápias do país, responde por mais 27% da produção nacional e por 75,7% da Região Sul.

“Conheci experiências que englobam toda etapa de produção que merecem ser replicadas em outros estados, pela excelência no trabalho, especialmente das cooperativas na produção da tilápia”, enfatizou o ministro.

Além da equipe técnica do MPA, a visita contou com a participação da deputada federal Luísa Canziani (PSD-PR), do governador em exercício, Darci Piana; do secretário de Estado da Agricultura, Natalino Avance de Souza e do prefeito de Alvorada do Sul, Marcos Pinduca.

“A nossa produção regional de tilápias tem muito potencial. Temos produtores que detém conhecimento que agregam na produção, além da região, que concentra muitos rios e represas”, explica a deputada Luísa.

A agenda do ministro teve início em Bela Vista do Paraíso, onde o líder da pasta visitou uma propriedade rural de produção de tilápias. Com 24 anos de mercado, a AGB Piscicultura é uma empresa de tanque escavado, possui 5 viveiros de tilápia de engorda, cujo a produção chega a 200 toneladas/ano.

Já em Alvorada do Sul, a visita foi na Estância Alvorada, que utiliza tanque-rede. A empresa emprega 28 pessoas e tem produção de 80 toneladas/mês de pescados, que são comercializados para o varejo e pesque e pague. A empresa possui frigorífico e comercializa também os resíduos que são utilizados pela industria de processado para produção de ração, farinha de peixe e óleo.

Na sequência, a equipe conheceu o frigorífico da Cocari – Unidade de Beneficiamento de Pescado. O ministro visitou todas as etapas do abate ao processamento do peixe. No local, são beneficiados em torno de 100 toneladas/mês de tilápias, emprega 70 colaboradores e utiliza tecnologia chamada de Túnel IQF de congelamento rápido do peixe, num sistema um a um.

“Estamos trabalhando para tornar Alvorada do Sul referência estadual na produção de tilápias. Aqui, desenvolvemos um projeto de integração da produção de peixes, assim como é feito com o de frangos”, explica o prefeito Marcos Voltarelli.

“O apoio dos governos federal e estadual são essenciais para fomentar a produção do município e, consequentemente, aumentar o emprego e a renda na cidade. Temos demandas que vão desde legislação, exigência de licenças até investimentos na região”, afirma o prefeito.

O ministro também participou da entrega de um veículo ao município, que será destinado para uso da Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca. “A gente espera com isso contribuir, cada vez mais, para o desenvolvimento da aquicultura no estado”, ressaltou Andre de Paula.

De volta a Londrina

No período da tarde, o ministro e comitiva conheceu o Parque de Exposições Ney Braga, onde tem um aquário educativo com espécies nativas e também espécies utilizadas na aquicultura.

No local, também foi realizada uma reunião técnica com diretores da Sociedade Rural do Paraná, onde foram apresentadas pelo diretor de Aquicultura da Sociedade Rural do Paraná, Ricardo Neukirchner, e pelo presidente da Sociedade Rural, Marcelo El-Kadre, a produção regional e as suas demandas como investimento em inovação, em especial para as cooperativas, e melhoramento genético do peixe.

O ministro aproveitou para falar sobre a articulação com o congresso e de avanços que já estão acontecendo como a inserção do pescado na cesta básica e a isonomia tributária da ração do peixe a de outras proteínas como a do frango e suíno.

Acompanhe a revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube