MPA representa o Brasil em evento internacional de combate à pesca ilegal

MPA representa o Brasil em evento internacional de combate à pesca ilegal

Com participação do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), no Chile, países da América do Sul se reuniram para compartilhar informações sobre pesca ilegal

Na última semana, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) marcou presença no evento Strategic Dialogue: Regional Coordination to Fight IUU Fishing in the Southern Cone (Diálogo Estratégico: Coordenação Regional para Combater a Pesca INN no Cone Sul), facilitado pela ONG “Pew Charitable Trust”. O evento, que aconteceu no Chile, tratou sobre o combate à pesca ilegal, não regulamentada e não reportada, e reuniu os governos da Argentina, do Brasil, do Chile e do Uruguai para a troca de informações e experiências no combate à essa prática.

Os países vizinhos também avaliaram a possibilidade de cooperação regional entre os países do Cone Sul, região da América do Sul que inclui os países citados acima. A iniciativa reafirma o compromisso dos países costeiros sulamericanos no combate à pesca ilegal, que representa uma ameaça aos ecossistemas marinhos e à sustentabilidade das atividades pesqueiras.

A coordenadora-geral de Pesquisa da Pesca e Aquicultura do MPA, Catarina Cardoso, que esteve no evento, destacou a importância da união dos países do continente.

“Essa interação entre os países da América do Sul é muito valiosa para entendermos como cada organização atua no combate à essa pesca, identificando nossas similaridades e diferenças nos procedimentos adotados por cada país em relação a essas atividades. A colaboração de longo prazo entre os países será essencial para avançarmos nas melhores práticas de enfrentamento às práticas ilegais de pesca”, disse.

Acompanhe a revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube