Prefeitura recebe comitiva da organização nacional para visita técnica e articula evento que promete movimentar o turismo com grandes nomes da pesca esportiva e espécies como o robalo e o tarpon
A cidade histórica de Caravelas, no extremo sul da Bahia, pode entrar de vez no circuito nacional da pesca esportiva. A convite do prefeito municipal, Dr. Adauto Azevedo, representantes da direção da Copa Brasil de Pesca Esportiva realizaram uma visita técnica ao município com o objetivo de avaliar a viabilidade de realizar uma etapa da competição na região.
Com grande diversidade de espécies esportivas, como o robalo e o tarpon, Caravelas reúne atributos que despertam o interesse de pescadores esportivos de todo o Brasil. Além do potencial pesqueiro, a cidade é conhecida por sua infraestrutura turística consolidada, impulsionada por atrativos como a “Rota das Baleias” e o mergulho recreativo em águas cristalinas repletas de vida marinha.
Segundo a secretária municipal de Turismo, Leila Borges, a estratégia é posicionar Caravelas como um destino obrigatório no mapa dos praticantes da pesca esportiva.
“Temos belezas naturais únicas, estrutura receptiva e um ecossistema perfeito para a prática. A realização da Copa Brasil será, sem dúvida, um megassucesso”, destacou.

A ideia de realizar anualmente uma etapa da Copa Brasil de Pesca Esportiva surgiu ainda no início da atual gestão. O evento reúne recordistas mundiais, atletas consagrados e influenciadores do segmento, movimentando não apenas o setor turístico, mas também a economia local.
Para o secretário municipal de Pesca, Thiago Caetano, incluir a comunidade no projeto é essencial.
“Nossos condutores conhecem como ninguém o comportamento dos peixes e os pontos mais promissores. Já vimos robalos com mais de um metro por aqui, e é só uma questão de tempo até que apareçam durante a competição”, garantiu.
O diretor da Copa Brasil, Rogério Bessa, reforçou que a inclusão de Caravelas no calendário da competição marca um passo importante para a profissionalização do setor.
“Levar nosso selo para Caravelas é mais que uma conquista: é a chance de deixar um legado positivo, valorizando a pesca esportiva e as comunidades locais.”
Empolgado com a proposta, o prefeito Dr. Adauto Azevedo confirmou que o projeto está avançando.
“A visita técnica foi um sucesso. Em breve, vamos anunciar oficialmente esse grande evento da pesca esportiva brasileira em solo caravelense. Os apaixonados pelo robalo podem se preparar para uma grande novidade.”
Quando o assunto é pescaria e conhecimento da região, a presença do influenciador Walter Spiersky foi um destaque à parte. Com 1,6 milhão de seguidores no Instagram e profundo conhecedor da pesca local, Walter garantiu que a região promete recordes.
“Com certeza teremos a captura de dezenas de exemplares de robalos acima de 90 cm e de três dígitos também! Caravelas é um dos maiores pesqueiros do Brasil de robalo, todos serão muito bem-vindos aqui”, afirmou.
Acompanhe a revista Pesca & Companhia nas redes sociais!