Evento tem como objetivo principal desenvolver, inovar e fortalecer a aquicultura brasileira
O Ministério da Pesca e Aquicultura promove, desde a última quarta-feira (21) a primeira capacitação de gestão política em aquicultura, reunindo Superintendentes Federais da Pesca e Aquicultura e equipe técnica em Brasília. O evento vai até a próxima sexta (23) e tem como objetivo principal desenvolver, inovar e fortalecer a aquicultura brasileira.
O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, ressaltou a relevância dessa capacitação para o MPA, enfatizando que o trabalho dos superintendentes é essencial para o sucesso das ações e atividades do ministério. A secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma, destacou a meta de impulsionar o setor, tornando-o mais moderno, produtivo, competitivo e sustentável, ajustando as políticas para atender às necessidades específicas de cada região.
Nelma enfatizou a importância da capacitação e formação de recursos humanos em diversos níveis, destacando a estruturação de cursos técnicos, graduação, pós-graduação e formação continuada em parceria com instituições de ensino e outros órgãos do governo. A assistência técnica e a extensão rural também foram ressaltadas como fundamentais nos projetos, contribuindo para o monitoramento da produção e a modernização dos sistemas de cultivo.
Durante a cerimônia, o presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores, Edvando Soares de Araújo, enfatizou a importância da capacitação em psicultura, destacando que o pescador artesanal pode se tornar um aquicultor. Os presidentes da Confederação Brasileira da Pesca e Aquicultura, José Fernandes e Francisco Medeiros, da Peixe BR, ressaltaram a necessidade da capacitação como uma alternativa adicional para o setor e enfatizaram a importância da aquicultura para o país.