De acordo com planilha divulgada em site, piracema nas bacias do estado seria entre novembro e fevereiro. No entanto, desde 2017, Mato Grosso determina a piracema entre outubro e janeiro
Por Lielson Tiozzo
O site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou uma planilha com o período “antigo” da piracema em Mato Grosso. De acordo com a publicação, a piracema nas principais bacias de Mato Grosso se dá entre novembro e fevereiro.
No entanto, desde 2017 existe uma Instrução Normativa entre o próprio MAPA e o Ministério do Meio Ambiente a qual confirma a proibição da pesca “entre 1º de outubro a 31 de janeiro, em Mato Grosso, nos rios das bacias hidrográficas dos rios Amazonas, Araguaia-Tocantins e Paraguai”. O texto foi publicado no Diário Oficial da União.
A publicação feita pelo MMA em 1º de abril apresenta uma explicação sobre o que é o período do defeso. Além disso, orienta os pescadores profissionais sobre o direito ao recebimento do “seguro-defeso”. Clique aqui.
Alertado pela reportagem da Pesca & Companhia, o Conselho Estadual de Pesca de Mato Grosso confirmou o equívoco do MAPA. E deve solicitar a atualização, a fim de que pescadores não se confundam.