Tradicional Leilão do Ano Novo se deu no novo “mercadão” da capital japonesa
Um atum-rabilho de 278 kg foi vendido por US$ 3,1 milhões (quase R$ 12 milhões) no tradicional Leilão de Ano Novo do Mercado de Tóquio, no Japão. Vale lembrar que esta espécie de atum está em risco de extinção.
O comprador foi o presidente da cadeia de restaurantes Sushi-Zanmai, Kiyoshi Kimura. Ele, que acima de tudo, se denomina o “Rei do Atum”, pagou o preço recordista de 333,6 milhões de ienes. O que dobrou o recorde anterior de 155 milhões de ienes em relação a 2013.
“O preço era mais alto do que se pensava inicialmente, mas espero que nossos clientes comam este excelente atum”, comenta.
Neste ano, no entanto, o leilão se deu num novo mercado, o Toyosu, agora considerado o substituto do radicional Tsukiji. O mercado antigo havia sido inaugurado nos anos 1930. Os lances, porém, começaram no horário antigo: pontualmente às 5h10. Diversos especialistas na carne do atum estavam presentes.
O governador de Tóquio, Yuriko Koike, disse, na mesma linha de entusiasmo: “Espero sinceramente que este mercado seja amado por muitas pessoas”.