Vale da Serra do Mesa tem abundância de tucunaré
A região do Vale da Serra do Mesa, no Noroeste de Goiás, tem se destacado como uma região excelente para a pesca, além dos esportes náuticos. De acordo com relatos e reportagens, um peixe em abundância é o tucunaré, muito desejado pelos pescadores, principalmente os que usam iscas artificiais.
Além disso, a água cristalina do Lago da Serra do Mesa dificulta a proliferação de mosquitos. A região abrange seis cidades: Campinorte, Minaçu, Niquelândia, Padre Bernardo, Porangatu e Uruaçu.
O lago é o maior de água artificial do mundo, com 54,4 bilhões de metros cúbicos de volume de água. Já em tamanho, é o quinto maior, com 1784 km². Agora, as autoridades lutam para valorizar ainda mais a região.
Veja também:
Profissionais iniciam manejo de peixes exóticos em parques de Anápolis, em Goiás
Piracema proíbe atividades pesqueiras em Goiás até o fim de fevereiro de 2023
Com sucesso de público, Circuito Goiano de 2022 chega ao fim em Três Ranchos (GO)
“Passeios de barco e stand up paddle podem ser feitos em Uruaçu, que é o município que fica mais próximo do lago, a cerca de 10 quilômetros da margem”, comenta Luciano Guimarães, coordenador de estruturação e produtos turísticos da Goiás Turismo.
A região também vira praia em algumas épocas do ano, além de ter restaurantes flutuantes, com muitos peixes no cardápio. Assim, de acordo com Luciano, o local tem atração para toda a família. Ele garante que o governo estadual trabalha para facilitar o acesso e asfaltar as estradas, mas pede mais empenho das prefeituras.
“Lá é o antigo povoado de Traíras, que já foi a capital do Império brasileiro por um dia. Os prefeitos precisam entender que o turismo é importante para essas cidades….Na prática, (a pavimentação) vai permitir ao goianiense chegar à chapada sem ter que passar por Brasília”, concluiu.
Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!