No Alto Rio Braço Norte, encontramos uma grande área alagada, com vários tipos de estruturas, que se transformaram em um verdadeiro paraíso para os trairões, animal de aparência pré-histórica. Confira a aventura de nossa equipe em busca desses vorazes predadores
Por Alex Koike / Fotos: Roberto Conti
Amigo pescador, você já pensou qual é a sua motivação para pescar? Lugares novos? Possibilidade de fisgar muitos peixes ou exemplares de grande porte? Para muitos, a maior delas se resume às capturas.
Na minha última viagem, fui até a região da Serra do Cachimbo (MT) pescar no Rio Braço Norte, que é um afluente do Rio Teles Pires e hoje vigiado e controlado pela Força Aérea Brasileira. A ideia era fisgar os trairões, animal de aparência pré-histórica e cara de mau, que não aceita provocações e dá um verdadeiro espetáculo quando fisgado.
Parti de São Paulo junto com o companheiro de revista Roberto Conti. Saímos de São Paulo e fomos de avião até Cuiabá, onde faríamos uma conexão. Nesse aeroporto, conhecemos a dupla de manauras Rafael Bertazzo e Thiago Leiria, que também se hospedariam no Rancho Serra do Cachimbo.
De lá, seguimos em outro avião para Sinop, onde Renê Alves, proprietário da pousada, nos aguardava para levar até a pousada que ficava a 290 km, cerca de três horas e meia feitas em estradas em perfeitas condições
Chegamos ao rancho e a primeira impressão foi a melhor possível. Ele foi construído em frente ao rio, mesclando alvenaria com madeira, dando um toque rústico, mas bastante aconchegante. Tanto os quartos quanto o salão, usado para refeições e área de convivência, são amplos e possuem o pé direito alto, recebendo confortavelmente grupos de até oito pessoas.
Outro detalhe que chamou a atenção foi o fato de ter poucos daqueles mosquitos que picam e incomodam, tão comum no Teles Pires. É possível pescar o dia inteiro de bermuda e camiseta. Apenas, uns 20 minutos no final do dia a presença desses insetos incomodavam, mas nada que um bom repelente não resolvesse.
Quer saber como termina esta história? A íntegra desta reportagem você confere na Edição 293 da Pesca & Companhia!
Receba a Pesca & Companhia no conforto de sua casa! Clique aqui para fazer a sua assinatura ou ligue para (11) 3842-8440!