Encontrar uma tabarana com pouco mais de 2 kg não parece ser “impossível”
Por Lielson Tiozzo
O recorde da tabarana já dura mais de 15 anos. Um fascinado por recordes de peixe é o dono: Alejandro Linares. Este pescador possui nada menos que 28 registros, sendo metade deles ainda insuperados, de acordo com a IGFA.
Não é tão difícil, no entanto, algum brasileiro tomar o recorde da tabarana. Isto porque o exemplar recordista de Linares pesa 2.04 kg. A captura se deu em janeiro de 2004, no Rio Guatiquia, na Colômbia.
Parecida com um “dourado branco”, a tabarana pode ser pescada principalmente na região sudeste do Brasil. Ela habita rios da Bacia do Prata e também do Rio São Francisco. Mas a tabarana também está presente em rios amazônicos da Colômbia e da Bolívia. Ela pode ser encontrada também no Equador.
É uma predadora voraz, que ataca iscas vivas como a tuvira, e diversas iscas artificiais. Gosta de corredeiras, assim como o dourado.
Não é incomum acompanhar relatos de exemplares superiores a 2 kg pelas redes sociais. Embora, vale ressaltar,a maior parte das tabaranas pescadas no Brasil pesem menos do que isso.