Amazônia Fishing Lodge: prepare-se para fazer força nesta pescaria

Em pleno Rio Teles Pires, um dos mais piscosos do Brasil, o pescador tem a sua disposição um serviço de excelência e atendimento cinco estrelas

Onde: Jacareacanga (PA)
Site: www.amazoniafishinglodge.com.br
Telefones: (66) 3521-8490 / (66) 99999-2285

Serviço

O Amazônia Fishing Lodge é uma pousada localizada na beira das águas do Rio Teles Pires, próximo à jusante da barragem da Usina Hidroelétrica São Manuel e um pouco acima da barra o Rio São Benedito.

De Alta Floresta, são aproximadamente 35 minutos de avião ou três horas e meia pelos 190 km de estrada.

Tem uma belíssima estrutura, com seis suítes espaçosas, instalações novas e o excelente atendimento para fazer o pescador se sentir em casa. Também possui uma pista de pouso de 1.200 m, que traz ainda mais conforto ao visitante.

Pescaria

Entre os milhares de rios do Brasil, o Teles Pires, que nasce no coração de Mato Grosso e corre imponente rumo à floresta Amazônica, se destaca pela piscosidade e pelo tamanho de seus exemplares:

Este rio sempre foi referência em grandes pescarias, proporcionando sempre muitas emoções por causa de seus grandes exemplares.

Peixes

A região é rica e possui uma grande variedade, o que diversos tipos de pescaria como a de arremesso com iscas artificiais, a pesca com mosca, pesca com iscas naturais (vivas ou mortas).

No começo do ano, quando o rio mais cheio, os grandes peixes de couro (piraíbas, jaús e pirararas) são as estrelas, juntamente com outro gigante de escamas – o tambaqui. Além deles, exemplares “menores” como capararis, cacharas, jundiás, barbados, cachorras, corvinas e, se você “correr” atrás, bicudas e matrinxãs.

Já no período de vazante, no começo do segundo semestre, também junta-se a esse time o adorado tucunaré. Também é possível encontrar os trairões, mas eles ficam em lugares mais restritos.


Equipamentos indicados

Para a pesca de arremesso com iscas artificiais para tucunarés, cachorras e bicudas: leve uma vara para carretilha ou molinete para linhas entre 10 e 20 lb e comprimento entre 5’6’’ e 6’, com carretilha ou molinete que comporte cerca de 100 metros de linha multi de 25 a 40 lb e líder de fluorcabono 0,50 a 0,60 mm.

Para a pesca com peixes de couro: A pousada oferece o aluguel deste material, por ser mais pesado e de difícil transporte. Mas, se o hóspede quiser levar de casa, podemos dividir em duas categorias.

Cachara e caparari: vara de 6´a 7´para linhas de 25, 30 ou até 40 lb. O fio pode ser de monofilamento (de 0,40 mm a 0,50 mm) ou de multi (de 40 a 60 lb), vai do gosto, mas preocupe-se bastante em fazer um empate de aço flexível.

Para jaú, pirarara e piraíba: o ideal são varas de 50, 60 lb ou até 80 lb de resistência. A linha preferencial é a de monofilamento de uma boa espessura – a partir de 0,80 mm. As de multi são indicadas também, mas não se esqueça de providenciar uma bem “forte”. A carretilha deve comportar cerca de 100 m da linha escolhida. Use anzóis 10/0 e não se esqueça de empregar um empate de aço.

Para o tambaqui use varas longas, entre 6’ e 7’ de 30 ou 40 lb e que arremessem iscas de mais de 100 g. As varas cumpridas são as mais indicadas por dois motivos pelos arremessos longos nesta pescaria, varas mais longas ajudam o pescador arremessar mais longe. O outro ponto é que na hora da briga com o peixe, a vara longa te ajuda a “arrancar” da estrutura por ter uma alavanca maior.

A carretilha de perfil redondo tamanho 400. Mas se pode usar a de sua preferência e até mesmo os molinetes. O importante é que a capacidade de linha seja superior a 150 m de linha de 45 lb de multifilamento. Os anzóis de tamanho ideal para esta pescaria é o 7/0 com empate de aço rígido é obrigatório.

Pesca & Companhia recomenda!

A pescaria no Amazônia Fishing Lodge foi destaque na Edição 290 da Pesca & Companhia. Nossa equipe pôde aproveitar o máximo durante o período em que esteve presente e o resultado foi impresso nas páginas da revista.