Coronavírus: Marinha desmente fake news sobre proibição da pesca

Circula nas redes sociais um falso comunicado alertando que a Capitania dos Portos teria proibido a pesca para evitar a disseminação da doença

Por Lielson Tiozzo

A Marinha do Brasil desmentiu, por meio de nota, o comunicado em que estaria proibindo a pesca no litoral brasileiro por 60 dias. A medida seria uma forma de “evitar aglomerações” e serviria como medida preventiva para conter a disseminação do novo coronavírus. Trata-se de uma fake news.

A informação falsa teria, inclusive, confirmado a primeira prisão pelo desrespeito à nova norma já nesta terça-feira, 17, no litoral do Rio de Janeiro. Alguns detalhes também chamaram a atenção, já que o texto possuía diversos erros de digitação, algo incomum em comunicados oficiais da Marinha.

A Pesca & Companhia entrou em contato. E, já na noite da terça-feira, a Marinha emitiu uma nota oficial:

A Marinha do Brasil, por intermédio da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião, informa que são falsas as informações que circulam nas redes sociais de que a Marinha do Brasil estaria restringindo, por sessenta dias, a prática de atividades de pesca esportiva, ou qualquer outra atividade correlata, com o objetivo de “reduzir o contágio do corona vírus”.

Vale destacar também que até o momento, ainda que exista a recomendação expressa para evitar aglomerações, nenhum Governo Estadual e mesmo o Ministério da Saúde sugeriu alguma restrição da prática de pesca para evitar o contágio do COVID-19.

Até o momento, o que houve foi o adiamento do Festival Internacional de Corumbá (MS).

Se você recebeu este falso comunicado, desconsidere!