Pesca desembarcada e solitária é mais segura em tempos de pandemia

Distanciamento social seguro deve ser respeitado e se tiver um “parceiro”, que seja alguém do convívio diário

Por Lielson Tiozzo

Pescar no Brasil não está proibido. Embora alguns países vizinhos tenham restringido à atividade por conta da pandemia, por aqui apenas algumas cidades decretaram a proibição da atividade. Mas, onde é possível, como continuar pescando de maneira segura, para evitar o contágio do Covid-19, o novo coronavírus?

A reportagem da Pesca & Companhia fez um levantamento e não encontrou nenhuma referência da Organização Mundial de Saúde (OMS) específica sobre como proceder na pescaria. Tampouco do próprio Ministério da Saúde. No entanto, é possível adotar as mesmas medidas recomendadas para a prática de atividades “ao ar livre”. Como são os casos da caminhada, da corrida e do ciclismo.

Durante a pandemia a OMS recomenda que a atividade física seja feita respeitando um distanciamento social de no mínimo dois metros para evitar a propagação do vírus. É a mesma recomendação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

A atividade física deve ser feita preferencialmente de maneira solitária. Mas, se vai ter alguma companhia, a melhor é a de alguém que já esteja fazendo o isolamento social no mesmo domicílio.

Distância segura

Um estudo feito pelas universidades Tecnológica de Eindhoven, da Holanda, e Católica de Leuven (KU Leuven) da Bélgica, sugere uma distância entre pessoas ainda maior que dois metros para atividades que precisam de movimento. Isto porque o vírus pode permanecer por certo tempo flutuando sem ter contato com qualquer superfície.

“Se alguém exala, tosse ou espirra ao caminhar, correr ou andar de bicicleta, a maioria das microgotas é arrastada na esteira ou no vaco atrás do corredor ou ciclista. A outra pessoa que corre ou anda de bicicleta logo atrás dessa pessoa se move através dessa nuvem de gotas ”, explica Bert Blocken, professor de engenharia civil das duas universidades.

É uma situação que pode ocorrer na pesca embarcada, na qual duas ou mais pessoas estão em um espaço reduzido. Se um pescador infectado tossir, o movimento da embarcação pode direcionar as gotículas para o companheiro. O mesmo pode ocorrer numa pesca desembarcada, quando existir pouco distanciamento e o dia ter mais ocorrência de vento.

Por isso, de acordo com o estudo voltado para os esportes, os praticantes de caminhada precisam manter pelo menos quatro metros de distância ao seguir outras pessoas, os corredores devem ficar a 10 metros de distância uns dos outros e os ciclistas devem pedalar com um distanciamento ainda maior, de 20 metros. Estas seriam as distâncias estimadas para que a pessoa possa percorrê-las com menos riscos de encontrar o vírus no ar.

Numa simples adaptação, na pesca desembarcada o distanciamento apropriado seria de quatro a 10 metros. Já na embarcada a situação fica um pouco mais complicada. Com o barco em movimento mais rápido, como garantir os 20 metros de distanciamento, o que seria o equivalente a uma embarcação de 65 pés?

Por isso, o pescador deve levar em consideração as seguintes recomendações:

-Procure pescar sozinho, de preferência desembarcado e em local seguro e permitido;

-Se pescar embarcado com a própria embarcação, evite aglomerações nos portos/rampas públicas. Neste caso, se levar alguma companhia, escolha alguém do próprio convívio diário;

-Se pescar embarcado com um guia, mantenha o máximo de distanciamento possível, evite compartilhar quaisquer objetos e faça uso constante de álcool em gel. Não faça cumprimentos;

O uso do buff/tubneck e das luvas podem evitar a contaminação mecânica da doença. Mas lembre-se que durante um dia de pesca ela pode ficar úmida por conta do suor e perder o efeito protetor;

-Higienize todos os objetos usados na pescaria antes de levá-los para dentro de casa; isto também inclui o tênis/sandálias, as roupas e os acessórios;

-Tenha sempre em mãos itens de higiene pessoal e álcool em gel;

-Se apresentar febre ou falta de ar, não vá pescar e procure imediatamente atendimento médico.

Participe da nossa enquete:

Você tem ido pescar em tempos de pandemia?

  • Sim. Mas tomo cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde (45%, 355 Votos)
  • Não. Só voltarei quando o isolamento não for mais necessário. (36%, 282 Votos)
  • Sim. Pesco como antes e normalmente. (15%, 115 Votos)
  • Não. Tive problemas com minha logística de viagem. (5%, 37 Votos)

Total de Participantes:: 789

Carregando ... Carregando ...

A pesca desembarcada, em local apropriado e feita de maneira solitária é a mais segura neste momento